Docência Universitária

APRESENTAÇÃO

A Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu da faculdade União de Goyazes oferece a Especialização em Docencia Universitaria, atendendo aos anseios da comunidade na educação, bem como dos profissionais independentes. A região Centro-Oeste é uma das que mais cresce no País, mas associado falta de educadores, ,

Neste sentido a Especialização em Docencia Universitária permite a  qualificação como setor público, capacitando os participantes para atender à demanda crescente do mercado de trabalho na Educação.

PÚBLICO ALVO

A presente especialização é preferencialmente sugerida aos portadores de diplomas dos seguintes cursos: ciências biológicas (bacharelado e/ou licenciatura), Geografia, engenharia ambiental, engenharia florestal, ecologia, agronomia, veterinária, pedagogia, zootecnia, direito e  área da educação. Mas, também é recomendada a pessoas que possua graduação em qualquer área do conhecimento.

OBJETIVO GERAL

Promover uma educação eficaz e contextualizada e qualificar profissionais das diferentes áreas do conhecimentos para a docência no Ensino Superior

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover ação formativa aos docentes da FUG.
  • Refletir sobre a função social da universidade no século XXI, as tendências para a Educação Superior no Brasil e sobre a universidade que queremos.
  • Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos pedagógicos da prática docente.
  • Investir em sólida formação voltada ao profissionalismo docente.
  • Potencializar e consolidar a identidade docente, considerando o perfil anunciado no Projeto Institucional..

Valorizar as práticas docentes, fomentando a inovação pedagógica.

 

JUSTIFICATIVA

Na sociedade contemporânea, as rápidas transformações no mundo do trabalho, nas políticas, na economia e o avanço tecnológico, têm influenciado a educação (Sousa Santos,1999; Hargreaves, 2004), incluindo nesta área, novas racionalidades e concepções de conhecimento, ensino-aprendizagem. A esses apontamentos, somam-se o que Krasilchik (2009) chama de fator de tensão no atual cenário do ensino: “o grande aumento da população estudantil que ingressa na Educação Superior”. Esse movimento dá uma nova identidade ao público que ingressa. Dessas circunstâncias do contexto é premente a necessidade da reconfiguração da docência e reorganização do processo de ensino-aprendizagem. Adjacente a esta necessidade é possível observar um movimento internacional de valorização da formação docente. No Brasil, é possível observar nas últimas duas décadas, o propósito da efetivação de uma política nacional para a formação de profissionais do magistério, tanto da Educação Básica como da Educação Superior. Como bem demonstram estudos e pesquisas, a qualidade da formação do professor implica na sua atuação e na qualidade do ensino ministrado. Com isso o compromisso da FUG é investir nos docentes como sujeitos primordiais do processo formativo dos estudantes. Se por um lado, pautamos nossas ações fundamentadas por questões que estão emergindo para a Docência Superior, esse projeto também é fundamentado por constituir-se de uma política institucional.

CARGA HORÁRIA

384 horas

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO

Faculdade União de Goyazes
Central de Atendimento ao Aluno (C.A.A.)
FONE: (62) 3506-9300