Finalidade da CPA

Finalidade da CPA

A avaliação da cpa é um dos processos do SINAES(sistema nacional de avaliação da educação superior). A cpa da FUG tem por finalidade fomentar a cultura de avaliação institucional na IES e subsidiar o desenvolvimento dos planos de açaõ para promoção da melhoria contínua da qualidade de ensino e outros serviços na instituição.

Objetivos

– Promover a melhoria dos resultados através das indicações dos relatórios da auto-avaliação;
– Promover a qualidade educativa através da avaliação institucional;
– Fazer com que a avaliação não seja vista como ferramenta de medição somente, mas sim como um modo de alcançar melhorias educativas;
– Sistematizar as experiências decorrentes da auto-avaliação, aplicando a competência institucional para desenvolver a meta-avaliação;
– Desenvolver o autoconhecimento institucional por meio de análise da eficácia educacional e social de suas atividades e da eficiência de seu funcionamento;
– Articular a participação dos integrantes da comunidade acadêmica e dos segmentos da sociedade civil organizada.

Dimensões avaliadas pela CPA

A realização do projeto de Autoavaliação da FUG inclui um roteiro constituído a partir das 10 dimensões constantes no art. 3º da Lei nº 10.861 do SINAES:
– Missão e planos de desenvolvimento institucional;
– Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
– Responsabilidade social da instituição;
– Comunicação com a sociedade;
– Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
– Organização e gestão;
– Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
– Planejamento e avaliação (autoavaliação);
– Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
– Sustentabilidade financeira.

Instrumento de por eixos temáticos avaliação institucional externa do MEC

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.