MENSAGEM DA COORDENADORA DA CPA

Você provavelmente já ouviu falar em Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ela tem como objetivo propiciar uma autoavaliação da instituição de ensino, possibilitando a diretores, educadores e funcionários rever o que não está dando certo e aprimorar o que já funciona, melhorando, assim, a qualidade acadêmica.

Como Coordenadora da CPA-FUG, podemos constantemente reavaliar, modificar, incrementar processos e procedimentos das atividades da Instituição, através da aplicação e análise de instrumentos avaliativos que são desenvolvidos pela CPA. Estes constituem importantes ferramentas que servem para nortear o planejamento educacional na busca da melhoria contínua. Além disso, esses instrumentos permitem identificar áreas problemáticas ou carentes de adequação institucional.

Vale ressaltar que alguns pontos atestam à qualidade de ensino, como a atualização constante dos conteúdos programáticos das disciplinas, a realização de visitas técnicas realizadas pelos alunos, a união que existe na Instituição, além de professores comprometidos com a qualidade de ensino, esse comprometimento envolve os alunos e os trabalhos voluntários, voltados á responsabilidade social, que ficam ávidos por mais novidades.

Destaca-se ainda que a FUG,adota um modelo participativo como um de seus pontos fortes que dá liberdade de expressão, a partir de reuniões pedagógicas, entre coordenadores de cursos, entre coordenação e corpo docentes, assim como, com os representantes dos alunos que serve para acompanhar constantemente o andamento das aulas, das atividades complementares e de responsabilidade social, as quais contribuem para melhorar a qualidade do ensino e encontrar conjuntamente soluções para as decisões pertinentes para esses assuntos.

Se Você tem alguma dúvida acerca da CPA, ou quais outros assuntos você gostaria entender mais,Conte-nos pelos comentários!

O QUE SIGNIFICA CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pela Lei. 10.861/2004, art. 11, e é o órgão responsável pela auto avaliação em cada Instituição de Ensino Superior (IES) seja pública ou privada. Suas atividades são realizadas contemplando a análise global e integrada do conjunto de dimensões a serem avaliadas.

QUAL A FINALIDADE DA CPA?

  • Coordenar as ações do processo avaliativo da Faculdade União de Goyazes conforme a legislação vigente;
  • Gerar, na IES, o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade de ensino, da
  • pesquisa, da extensão e da gestão administrativa;
  • Tornar a prática avaliativa uma ação norteadora da instituição educacional;
  • Fortalecer as relações da IES com a comunidade acadêmica e a sociedade, a partir do processo avaliativo.

COMO A CPA É CONSTITUÍDA?

A Comissão Própria de Avaliação é constituída por ato dirigente Maximo da IES, no nosso caso o Diretor Geral da FUG. Sua atuação é autônoma em relação a Conselhos e demais órgãos colegiados existentes da IES. É assegurada a participação de todos os seguimentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. São Membros da CPA:

COMO A CPA FUNCIONA?

Por meio de encontros mensais onde são planejadas as ações de avaliação institucional, ações de atenção ao ENADE, e de organização/preparação dos cursos para autorização, reconhecimento e renovação, alem de recredenciamento da Faculdade.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CPA?

A CPA conduz os processos de avaliação internos da IES, a saber: avaliação de cursos, ENADE, avaliação institucional, bem como sistematiza e presta informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A CPA traduz novo conceito para a gestão acadêmico administrativo da IES que repercutirá em benefícios diretos à comunidade em que esta inserida.

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE AVALIAÇÕES PREVISTAS NO SINAES?

  • Avaliação Institucional Externa;
  • Autoavaliação Institucional;
  • Avaliação dos cursos de graduação;
  • Autorização, reconhecimento e renovação;
  • ENADE.

O QUE É A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e foi criada para verificar as condições gerais de funcionamento das IES, ou seja, a qualidade da mesma. Essa avaliação é realizada em duas etapas: Autoavaliação Institucional (semestralmente) e Avaliação Institucional Externa (a cada três anos), de forma sequencial.

O QUE É A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

Avaliação realizada semestralmente pelo corpo docente, discente, egressos, tecnicos administrativos da FUG e pela sociedade civil em período estabelecido no Calendário Acadêmico, buscando avaliar as condições de ensino e estruturais da Instituição, assim como identificar as necessidades de melhorias sinalizadas.

O QUE É AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA?

A Avaliação Institucional Externa é realizada por uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), com competência técnica em avaliação, que faz a verificação, in loco, a cada três anos, da Autoavaliação, para avaliar se ela segue o roteiro mínimo estabelecido.

QUAIS AS DIMENSÕES AVALIADAS?

  1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  2. Políticas para o ensino, pesquisa, pós graduação e extensão;
  3. A responsabilidade social;
  4. A comunicação com a sociedade;
  5. Políticas de Pessoal, de carreira, do corpo docente e corpo técnico administrativo;
  6. Organização e gestão da Instituição;
  7. Infraestrutura física;
  8. Planejamento, avaliação e autoavaliação institucional;
  9. Políticas de atendimento a estudantes e egressos;
  10. Sustentabilidade financeira.

O QUE SIGNIFICA ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Integra o SINAES juntamente com a avaliação institucional e avaliação de cursos de graduação. O exame é feito a cada três anos com estudantes ingressantes e concluintes e representa componente curricular obrigatório, sendo o registro de participação ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC condição indispensável para a emissão do histórico escolar/diploma. Assim como a avaliação interna, avaliação externa e dos cursos, o ENADE também é supervisionado pela CPA.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES ESTÁ COMPOSTA PELOS SEGUINTES MEMBROS:

COORDENAÇÃO

Profª Aneci Neves da Silva Delfino

VICE COORDENAÇÃO

Prof. Ali Kalil Ghamoum

REPRESENTANTE DOS DOCENTES

Prof. Hederson Pinheiro de Andrade

REPRESENTANTE DOS DISCENTES

Rubia Fernanda de Araújo

REPRESENTANTE CORPO TÉCNICO – ADMINISTRATIVO

Lucas Ferreira Borges

REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL

Pe. Angelo Licatti

REPRESENTANTE DOS EGRESSOS

RhuanAlves Ribeiro

CONTATOS

Portal: fug.edu.br
e-mail: cpa@fug.edu.br
Telefone: (62) 3506-9300

FALE COM A CPA