MENSAGEM DA COORDENADORA DA CPA

Você provavelmente já ouviu falar em Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ela tem como objetivo propiciar uma autoavaliação da instituição de ensino, possibilitando a diretores, educadores e funcionários rever o que não está dando certo e aprimorar o que já funciona, melhorando, assim, a qualidade acadêmica.

Como Coordenadora da CPA-FUG, podemos constantemente reavaliar, modificar, incrementar processos e procedimentos das atividades da Instituição, através da aplicação e análise de instrumentos avaliativos que são desenvolvidos pela CPA. Estes constituem importantes ferramentas que servem para nortear o planejamento educacional na busca da melhoria contínua. Além disso, esses instrumentos permitem identificar áreas problemáticas ou carentes de adequação institucional.

Vale ressaltar que alguns pontos atestam à qualidade de ensino, como a atualização constante dos conteúdos programáticos das disciplinas, a realização de visitas técnicas realizadas pelos alunos, a união que existe na Instituição, além de professores comprometidos com a qualidade de ensino, esse comprometimento envolve os alunos e os trabalhos voluntários, voltados á responsabilidade social, que ficam ávidos por mais novidades.

Destaca-se ainda que a FUG,adota um modelo participativo como um de seus pontos fortes que dá liberdade de expressão, a partir de reuniões pedagógicas, entre coordenadores de cursos, entre coordenação e corpo docentes, assim como, com os representantes dos alunos que serve para acompanhar constantemente o andamento das aulas, das atividades complementares e de responsabilidade social, as quais contribuem para melhorar a qualidade do ensino e encontrar conjuntamente soluções para as decisões pertinentes para esses assuntos.

Se Você tem alguma dúvida acerca da CPA, ou quais outros assuntos você gostaria entender mais,Conte-nos pelos comentários!

O QUE SIGNIFICA CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pela Lei. 10.861/2004, art. 11, e é o órgão responsável pela auto avaliação em cada Instituição de Ensino Superior (IES) seja pública ou privada. Suas atividades são realizadas contemplando a análise global e integrada do conjunto de dimensões a serem avaliadas.

QUAL A FINALIDADE DA CPA?

 

Coordenar as ações do processo avaliativo da Faculdade União de Goyazes conforme a legislação vigente;

Gerar, na IES, o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade de ensino, da

pesquisa, da extensão e da gestão administrativa;

Tornar a prática avaliativa uma ação norteadora da instituição educacional;

Fortalecer as relações da IES com a comunidade acadêmica e a sociedade, a partir do processo avaliativo.

 

COMO A CPA É CONSTITUÍDA?

A Comissão Própria de Avaliação é constituída por ato dirigente Maximo da IES, no nosso caso o Diretor Geral da FUG. Sua atuação é autônoma em relação a Conselhos e demais órgãos colegiados existentes da IES. É assegurada a participação de todos os seguimentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. São Membros da CPA:

COMO A CPA FUNCIONA?

Por meio de encontros mensais onde são planejadas as ações de avaliação institucional, ações de atenção ao ENADE, e de organização/preparação dos cursos para autorização, reconhecimento e renovação, alem de recredenciamento da Faculdade.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CPA?

A CPA conduz os processos de avaliação internos da IES, a saber: avaliação de cursos, ENADE, avaliação institucional, bem como sistematiza e presta informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A CPA traduz novo conceito para a gestão acadêmico administrativo da IES que repercutirá em benefícios diretos à comunidade em que esta inserida.

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE AVALIAÇÕES PREVISTAS NO SINAES?

Avaliação Institucional Externa;

Autoavaliação Institucional;

Avaliação dos cursos de graduação;

Autorização, reconhecimento e renovação;

ENADE.

 

O QUE É A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e foi criada para verificar as condições gerais de funcionamento das IES, ou seja, a qualidade da mesma. Essa avaliação é realizada em duas etapas: Autoavaliação Institucional (semestralmente) e Avaliação Institucional Externa (a cada três anos), de forma sequencial.

O QUE É A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

Avaliação realizada semestralmente pelo corpo docente, discente, egressos, tecnicos administrativos da FUG e pela sociedade civil em período estabelecido no Calendário Acadêmico, buscando avaliar as condições de ensino e estruturais da Instituição, assim como identificar as necessidades de melhorias sinalizadas.

O QUE É AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA?

A Avaliação Institucional Externa é realizada por uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), com competência técnica em avaliação, que faz a verificação, in loco, a cada três anos, da Autoavaliação, para avaliar se ela segue o roteiro mínimo estabelecido.

QUAIS AS DIMENSÕES AVALIADAS?

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

Políticas para o ensino, pesquisa, pós graduação e extensão;

A responsabilidade social;

A comunicação com a sociedade;

Políticas de Pessoal, de carreira, do corpo docente e corpo técnico administrativo;

Organização e gestão da Instituição;

Infraestrutura física;

Planejamento, avaliação e autoavaliação institucional;

Políticas de atendimento a estudantes e egressos;

Sustentabilidade financeira.

O QUE SIGNIFICA ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tem como objetivo avaliar o rendimento dos estudantes de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Integra o SINAES juntamente com a avaliação institucional e avaliação de cursos de graduação. O exame é feito a cada três anos com estudantes ingressantes e concluintes e representa componente curricular obrigatório, sendo o registro de participação ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC condição indispensável para a emissão do histórico escolar/diploma. Assim como a avaliação interna, avaliação externa e dos cursos, o ENADE também é supervisionado pela CPA.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES ESTÁ COMPOSTA PELOS SEGUINTES MEMBROS:

COORDENAÇÃO:

Profª Aneci Neves da Silva Delfino

VICE COORDENAÇÃO:

Prof. Ali Kalil Ghamoum

REPRESENTANTE DOS DOCENTES:

Prof. Hederson Pinheiro de Andrade

REPRESENTANTE DOS DISCENTES:

Rubia Fernanda de Araújo

REPRESENTANTE CORPO TÉCNICO - ADMINISTRATIVO:

Lucas Ferreira Borges

REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL:

Pe. Angelo Licatti

REPRESENTANTE DOS EGRESSOS?

RhuanAlves Ribeiro

CONTATOS

Portal: fug.edu.br
e-mail: cpa@fug.edu.br
Telefone: (62) 3506-9300

FALE COM A CPA