CPA - Comissão Própria de Avaliação

O que é a CPA?

De acordo com o disposto no art.11 da lei 10.861/04, cada instituição de ensino superior deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações.
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação que conduz o processo de autoconhecimento da instituição de ensino superior. Em conjunto com os representantes dos setores administrativos, acadêmicos e externos a IES, a CPA avalia e analisa as atitudes acadêmicas e administrativas desenvolvidas na instituição.
Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

Finalidade da CPA

A avaliação da cpa é um dos processos do SINAES(sistema nacional de avaliação da educação superior). A cpa da FUG tem por finalidade fomentar a cultura de avaliação institucional na IES e subsidiar o desenvolvimento dos planos de açaõ para promoção da melhoria contínua da qualidade de ensino e outros serviços na instituição.

Objetivos

  • Promover a melhoria dos resultados através das indicações dos relatórios da auto-avaliação;
  • Promover a qualidade educativa através da avaliação institucional;
  • Fazer com que a avaliação não seja vista como ferramenta de medição somente, mas sim como um modo de alcançar melhorias educativas;
  • Sistematizar as experiências decorrentes da auto-avaliação, aplicando a competência institucional para desenvolver a meta-avaliação;
  • Desenvolver o autoconhecimento institucional por meio de análise da eficácia educacional e social de suas atividades e da eficiência de seu funcionamento;
  • Articular a participação dos integrantes da comunidade acadêmica e dos segmentos da sociedade civil organizada.

Objetivos

A realização do projeto de Autoavaliação da FUG inclui um roteiro constituído a partir das 10 dimensões constantes no art. 3º da Lei nº 10.861 do SINAES:

  • Missão e planos de desenvolvimento institucional;
  • Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
  • Responsabilidade social da instituição;
  • Comunicação com a sociedade;
  • Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
  • Organização e gestão;
  • Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
  • Planejamento e avaliação (autoavaliação);
  • Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
  • Sustentabilidade financeira.

Instrumento de por eixos temáticos avaliação institucional externa do MEC

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.
  • Eixo 4: Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.
  • Eixo 5: Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

Funções

I – Coordenar os processos de avaliação interna da Faculdade União de Goyazes na forma da legislação vigente;
II – Disponibilizar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação, com vistas a conduzir o processo de auto-avaliação institucional;
III – Planejar e organizar as atividades da Comissão, sensibilizando a comunidade e fornecendo assessoramento aos diversos setores da FUG;
IV – Elaborar o Plano de Trabalho, visando o aprimoramento institucional com ações de curto, médio e longo prazo;
V – Propor, analisar e implantar as dinâmicas, procedimentos, mecanismos, metodologias e instrumentos para a avaliação interna da FUG;
VI – Manter a comunidade universitária informada de suas principais atividades e resoluções, através da publicação das mesmas no órgão de comunicação oficial da FUG;
VII – Constituir Grupos Temáticos com a finalidade de elaborar estudos de acordo com as diferentes dimensões da auto-avaliação institucional;
VIII – Elaborar e publicar relatórios parciais e finais, e quando forem necessárias, recomendações a serem encaminhadas aos órgãos competentes da Faculdade.
IX – Promover seminários, debates e reuniões, em conjunto com a sociedade discutindo o desenvolvimento da avaliação institucional e estimulando-a no âmbito da Faculdade;
X – Criar condições para que a avaliação esteja integrada na dinâmica institucional assegurando a interlocução com segmentos e setores institucionais de interesse do processo avaliativo;
XI – Prestar informações solicitadas pelo INEP, de acordo com os prazos e a legislação pertinente;
XII – Divulgar os resultados da avaliação interna aos avaliadores externos designados pelo INEP;
XIII – Conduzir o processo de renovação da CPA/FUG, de acordo com Regimento e com a legislação vigente;
XIV – Executar outras atribuições inerentes à natureza do órgão, decorrentes da legislação ou decisão dos colegiados superiores da Faculdade.

Legislação

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências.

Manual do INEP. Trata-se de um documento de orientações e sugestões para o roteiro de avaliação interna (auto-avaliação) que integra o processo de Avaliação Institucional.

Registrado em: CPA

Membros

COORDENAÇÃO

(REPRESENTANTE DA DIREÇÃO) Profª Aneci Neves da Silva Delfino

REPRESENTANTE DOS COORDENADORES

Profº Osmar Pereira dos Santos

REPRESENTANTE DOS DOCENTES

Profº Hederson Pinheiro de Andrade

REPRESENTANTE DOS DOCENTES / TUTORES EaD

Profª Dilma Maria de Rezende Silva

REPRESENTANTES DOS DISCENTES

Guilherme Barbosa de Souza e Aroldo Henrique dos Santos

REPRESENTANTE DOS TÉCNICOS – ADMINISTRATIVOS

Lucas Ferreira Borges

REPRESENTANTE DOS EGRESSOS

Rhuan Alves Ribeiro

REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL

Rejane da Silva Pereira

Calendário de reuniões

Relatórios