Perfil do egresso

Perfil profissional do egresso

O projeto pedagógico mantém o perfil profissional definido pelo parecer CNE/CES 1.301/2001 do Conselho Nacional de Educação e a Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015, além de primar pela formação de educadores éticos e conscientes na perspectiva socioambiental alinhados com a democracia, com o respeito a diversidade étnica, cultural e a biodiversidade, de modo a permitir:
I análise do processo pedagógico e de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos e pedagógicos, além das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
II discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais para a compreensão e a apresentação de propostas e dinâmicas didático pedagógicas;
III a atuação profissional na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.
IV o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para a cidadania, pela participação nas atividades de planejamento e no projeto político pedagógico da escola;
V estudo, planejamento e execução de atividades no contexto educacional, envolvendo ações nos diferentes espaços formativos e escolares (instituições de educação básica e de educação superior, agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais) que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento.
VI análise de conteúdos para a educação básica, bem como de conhecimentos específicos e pedagógicos, concepções e dinâmicas didáticopedagógicas, articuladas à prática e à experiência dos professores, seus saberes sobre a escola e a mediação didática dos conteúdos;
VII desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo,
interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o ensino e o processo de ensino aprendizagem;
VIII desenvolvimento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos e processos educacionais, incluindo o uso de TICs, recursos e estratégias didático- pedagógicas;
IX desenvolvimento de habilidades para difusão do conhecimento pela sistematização, registro das atividades em portfólio ou recurso equivalente, produção de artigos e resumos, blogs e outras formas de disseminação.
X a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
XI de modo mais específico, pretende-se que o biólogo licenciado esteja habilitado a atuar no exercício profissional em todas as suas dimensões de modo que: desenvolva habilidades relacionadas ao aprimoramento científico, desde sua construção histórica à sua produção atual; integre a metodologia científica e o conhecimento da natureza ao planejamento, gerenciamento e execução de processos, projetos, consultorias etc.; utilize os conhecimentos das Ciências Biológicas para transformar o contexto sócio-político na sua área de atuação, valorizando a extensão. Em síntese, o egresso graduado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - EAD da FUG terá perfil de atuação generalista, crítico, ético, reflexivo, humanista e técnico científico. O egresso terá sólida formação disciplinar e pedagógica, fundamentado a sua prática em conhecimentos teóricos e evidências científicas. O conhecimento amplo da diversidade biológica, dos seus níveis de organização estrutural e funcional, das relações filogenéticas, processos evolutivos e ecológicos contribuirá para a formação de uma visão integrada e crítica do conhecimento biológico, inclusive de questões filosóficas, científicas, ambientais, culturais e sociais a ele associados, capaz de exercer sua profissão, sendo (a) observador, capaz de interpretar e avaliar, com visão integradora e crítica, os padrões e processos biológicos; (b) consciente da sua importância como produtor de conhecimento e comprometido com a transformação da realidade; (c) apto a atuar em programas, pesquisas e trabalhos nas áreas de ciências biológicas e ensino de Ciências e Biologia; (d) apto a atuar com a comunidade, compreendendo a ciência como uma atividade social, com potencialidades e limitações e promovendo a difusão científica; ético, com responsabilidade social, ambiental e profissional; (d) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, e (e) um educador capaz de intervir no processo de ensino – aprendizagem consciente de seu papel na formação de cidadãos.
Além disso, de acordo com o PDI, o perfil do egresso deve contemplar:
1) Visão integral do homem – uma formação humanística;
2) Sólida formação básica e profissional fundamentada em competências teórico práticas;
3) Amplo domínio do conhecimento técnico relativo a sua formação;
4) Pensamento crítico reflexivo;
5) Visão sistêmica da sociedade;
6) Capacidade de compreender a si mesmo e a relacionar-se com o mundo;
7) Capacidade de conviver em grupo;
8) Estabelecer relacionamento interpessoal, por meio da comunicação, trabalho em equipe, diálogo e negociação;
9) Valorizar as diferentes manifestações da cultura presentes na sociedade, considerando as características regionais com o campo de atuação profissional;
10) Ter capacidade de análise, síntese e de relacionar conhecimentos relativos à vida profissional e pessoal;
11) Compreender e aplicar à ética e responsabilidade profissionais;
12) Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Para a realização desses propósitos os cursos devem buscar mecanismos
de estreitamento da relação do egresso com a instituição com vistas à atualização permanente dos seus egressos.


Matriz Curricular

1° Trimestre

Ciências morfofuncionais I (Biologia (60) Anatomia (60) e Histologia (60) )- Carga horária total:120
Ciências Humanas e Sociais I (Língua Portuguesa)- Carga horária: 40
Ciências Administrativas e Gerenciais I (Tecnologia da Informação) - Carga horária: 40

2° Trimestre

Ciências Químicas I (Química Geral)- Carga horária: 40
Ciências Bioexatas I (Matemática) - Carga horária: 40
Optativa I – Ecoturismo no Cerrado - Carga horária: 40
Introdução a Biologia - Carga horária: 40

3° Trimestre

Ciências Químicas II (Bioquímica Geral)- Carga horária: 60
Ciências Bioexatas II (Bioestatística)- Carga horária: 40
Ciências morfofuncionais II (Anatomia (60) e Fisiologia (60)- Carga horária: 80

4° Trimestre

Genética Geral- Carga horária: 40
Optativa II – Recursos Hídricos- Carga horária: 40
Psicologia da Educação - Carga horária: 40
Ciências da Saúde I Microbiologia Geral - Carga horária: 60

5° Trimestre

Botânica de Algas e Criptógamas- Carga horária: 40
Geologia e Paleontologia- Carga horária: 40
Ciências da Saúde II Patologia- Carga horária: 40
Zoologia de Invertebrados Ametaméricos- Carga horária: 40
Pratica Docente II- Carga horária: 40

6° Trimestre

Ciências Administrativas e Gerenciais II (Empreendorismo)- Carga horária: 40
Optativa III – Animais Venenosos- Carga horária: 40
Ecologia de Populações- Carga horária: 40
Ciências Coletivas I (Primeiros Socorros e Biossegurança)- Carga horária: 40

7° Trimestre

Ciências Coletivas II (Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável)- Carga horária: 40
Ciências Bioexatas III (Biofísica)- Carga horária: 40
Zoologia de Invertebrados Metaméricos- Carga horária: 40
Pratica Docente III- Carga horária: 60

8° Trimestre

Evolução - Carga horária: 40
Botânica de Fanerógamas- Carga horária: 40
Epidemiologia e Saúde Publica- Carga horária:40
Ciências da Saúde III (Imunológia Geral)- Carga horária: 40

9° Trimestre

Fisiologia Vegetal- Carga horária: 40
Ciências Humanas e Sociais II (Metodologia da Pesquisa Científica)- Carga horária: 40
Parasitologia Geral- Carga horária: 40
Zoologia de Vertebrados Anamniotas- Carga horária: 40
Pratica Docente IV- Carga horária: 40

10° Trimestre

Etologia- Carga horária: 40
Biogeografia- Carga horária: 40
Estrutura e Politicas Educacionais- Carga horária: 40
Ecologia de Comunidades e Ecossistemas- Carga horária: 40

11° Trindade

Biodiversidade e Conservação- Carga horária: 40
Processo Ensino/Aprendizagem na Trajetória de Formação- Carga horária: 40
Zoologia de Vertebrados Amniotas- Carga horária: 40
Pratica Docente V- Carga horária: 60

12° Trimestre

Ciências Humanas e Sociais III(Interprete de Libras)- Carga horária: 40
Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia- Carga horária:40
Educação Ambiental- Carga horária:40

13° Trimestre

Didática do Ensino fundamental- Carga horária:60
Educação e Inclusão- Carga horária: 60
Orientação de Projeto de TCC- Carga horária: 40

14° Trimestre

Ciências Humanas e Sociais IV (Ética e Responsabilidade Profissional)- Carga horária: 40
Pratica Docente VI- Carga horária: 40
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental- Carga horária:200

15° Trimestre

Didática do Ensino Médio- Carga horária: 60
Educação, Comunicação e Mídias- Carga horária:60
Estágio Supervisionado no Ensino Médio- Carga horária:200

16° Trimestre

Método ensino em Ciências (Novas Tecnologias Ensino em EAD)- Carga horária: 60
Pratica Docente VII- Carga horária: 60
Seminário de Defesa de TCC- Carga horária: 00