Semana de N2 chegou: hora de se preparar e despreocupar
2 de dezembro de 2019
2020 é o ano com previsão de maior taxa de expansão dos últimos sete anos do mercado farmacêutico.
31 de janeiro de 2020
Exibir tudo

De 16 a 20 ocorre a semana de apresentações de TCCs na União de Goyazes

Esta semana iniciou cheia de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) na União de Goyazes. De segunda até sexta-feira, ocorrem exposições de artigos, produtos e monografias deliberados com excelência, como foi o caso da dupla de formandas em Nutrição, Ádria Joice e Gabriela Fleury. Elas abordaram o tema: “Comportamento de risco para transtornos alimentares e autopercepção da imagem corporal entre estudantes de nutrição”.

O segundo dia de apresentações de TCCs, por exemplo, contou com mais de 10 valiosas exposições. Poliana Ribeiro Santos, que é professora da Faculdade União de Goyazes e atuou como orientadora da dupla de Nutrição, elogiou o trabalho das formandas “O percurso delas foi de amadurecimento e crescimento, tanto na escrita científica quanto na parte acadêmica. Elas construíram toda a linha de pesquisa com o comitê de ética. É um projeto que foi executado com os alunos da faculdade, então é algo importante para a instituição”.

Uma das convidadas para compor a banca examinadora foi Rochelle Sobral, nutricionista que trabalha com foco em comportamento alimentar e transtornos alimentares. Ela que é reconhecida por outros profissionais como referência na área, aponta o quão emergente é o tema abordado nesse trabalho: “Existem muitos estudos relacionados, mas não é o assunto mais estudado na Nutrição. As pessoas têm muito mais interesse na nutrição esportiva e nutrição estética; já trabalhar com doença mental associada com a nutrição é mais complexo”.

Para Gabriela foi uma pesquisa feita de forma muito amorosa, pois escolheram pessoas a dedo, que iriam contribuir nesse processo não só o que tange a construção do projeto, mas pessoas que de certa forma acrescentariam em suas vidas. E foi isso que aconteceu, segundo ela.

Já Ádria Joice defende a quebra de um dos paradigmas existentes na sociedade a respeito dos profissionais da área. “Nós não temos a obrigação de ter o corpo perfeito para ser uma nutricionista de respeito.”

As apresentações de TCCs são abertas ao público e podem ser acompanhadas presencialmente até sexta-feira. Neste semestre, há exposição de trabalhos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física e Nutrição, totalizando 82 projetos. Mais informações: (62) 3506-9300.