Colação de Grau – Turma 2019/1 – União de Goyazes
26 de agosto de 2019
Início da clínica infantil na clínica escola de odontologia FUG
4 de setembro de 2019
Exibir tudo

Dia Nacional de Combate ao Fumo celebra a luta por uma sociedade mais saudável

Chegou o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data marca a importância de se combater o vício que atinge não só quem usa, mas, também, as pessoas ao redor. A comemoração, celebrada em 29 de agosto, relembra os primórdios da normatização do controle ao tabagismo, definindo-o como problema de saúde coletiva.
Uma doença que ainda atinge milhões. O tabagismo diminui progressivamente no Brasil, não obstante afeta a população em escala notória e precisa ser discutido. Como diz a definição do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entende-se por tabagismo a dependência à nicotina, presente no tabaco em inúmeras de suas variações – fumado, mastigado, aspirado, dentre outras.
A eficácia do combate ao fumo se apresenta cotidianamente. Ao longo do tempo, chegou-se à conclusão, por meio de diversas pesquisas, que a cultura ao tabagismo mudou. Antes visto como sinônimo de elegância, hoje fumar tornou-se uma prática desestimulada. Após inúmeras ações de conscientização, dentre elas a implementação de impostos sobre o cigarro, imagens de advertência e restrição de publicidades, o impacto na população passou a ser palpável. Feita em 2013, a Pesquisa Nacional de Saúde quantificou que pouco mais de 14% da população brasileira, acima de 18 anos, é fumante. O número caiu em torno de 20 pontos percentuais nos últimos 24 anos. Em 1989, o Brasil registrava 34% da população como sendo fumante.
Resta à sociedade, em incessante busca por uma comunidade mais saudável, aderir por completo à cultura de combate ao fumo. Faça sua parte para que o mundo seja um lugar melhor para todos nós.