Graduação - Educação Física

Informações Básicas
Modalidade: Bacharelado ou Licenciatura
Grau: Graduação
Integralização: 8 Semestres
Turno: Matutino e Noturno

Prof. Me. Ali Kalil Ghamoum

Coordenador

Telefone: 62.3506 – 9300

coordedfisica@fug.edu.br

Apresentação

O curso de bacharelado em Educação Física da FUG é oferecido nos turnos matutino e noturno, totalizando 100 vagas semestral e 200 anual. O curso tem como objetivo formar profissionais para atuar na promoção da saúde, avaliação e prescrição de exercícios, treinamento esportivo bem como na gestão e administração de atividades físicas nas áreas da Saúde e do Lazer, utilizando como elemento central à prática de atividades físicas, de caráter recreativo ou de rendimento; Preparar profissionais orientados por valores éticos morais e sociais, próprios de uma sociedade plural, capazes de analisar a realidade social e atuar a partir da intervenção como agentes transformadores da mesma, nos âmbitos estadual regional e nacional; Oportunizar o desenvolvimento de competências que possibilitem ao egresso a participação e intervenção em programas inter e multidisciplinares nas áreas da saúde, nos estágios atuais e seus valores emergentes na cultura do movimento humano.

Área de Atuação

Academias, empresas, hotéis, hospitais, clubes, condomínios, clínicas, associações esportivas, personal trainer, associações de bairros, órgãos governamentais e não-governamentais, pessoas e grupos com necessidades especiais.

Dos Projetos de Extensão

A extensão do curso de Educação Física é vinculada a pesquisa e aos projetos de monitoria e de atendimento a comunidade. Entre 2007 a 2010 foi desenvolvido o projeto UNIART, no qual ofereceu aulas de dança para 60 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos da comunidade . Além deste projeto, entre 2007 e 2009/2 foi desenvolvido o projeto Despertar Escolinha de Futebol que atendeu 30 crianças e jovens da comunidade, entre 6 e 17 anos. Outro projeto desenvolvido entre 2008 e 2010 foi o Taekwondo na FUG.

Em 2011, através da parceria com a Centro de Convivência e Juventude Dona Sinhá (CECOJ) é oferecido aulas de judô para crianças, adolescentes e adultos. Já a parceria com o Sesi oferece aulas de futebol e voleibol para crianças da comunidade. Além destas parcerias a extensão realiza aulas de Ginástica laboral para os funcionários e oferece cursos de aperfeiçoamento para os acadêmicos. Já foram oferecidos cursos de hidroginástica, natação, prescrição de exercícios, musculação entre outros.

Das Visitas

Visando a indissociabilidade teoria prática o curso realiza diversas visitas em academias, ginásios e hotéis fazenda.

Dos Eventos

O curso de Educação Física realiza diversos eventos, dentre eles torneios de futsal , mini maratona e o Festival de Cultura e Movimento.

Dos Estágios

O acadêmico pode realizar dois tipos de estágio o Obrigatório , que é curricular e o Não Obrigatório. Este último pode ser realizado em academias, hotéis, spas e outros.

Downloads