Extensão

Profª Fernanda Jorge de Souza

Coordenadora

Telefone: 62.3506-9300

coordextensao@fug.edu.br

Sala de Extensão da FUG

O ciclo acadêmico de uma IES se completa com o direcionamento para a sociedade de profissionais instrumentalizados para solucionar os problemas por ela apontados. Assim se configura a desejada articulação entre o ensino a extensão.

Neste sentido, a extensão deve ser encarada na perspectiva da produção do conhecimento, contribuindo para viabilizar a relação transformadora da Faculdade e a sociedade.

A relação da Faculdade União de Goyazes – FUG com a sociedade se estreita por meio das práticas extencionistas que desenvolve junto a diversos segmentos sociais. Nas atividades de extensão, os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o contexto real os conhecimentos que a Faculdade produz.

A extensão universitária fortalece a sua relação com a comunidade promovendo ações sociais que priorizam a superação de condições de desigualdade e exclusão ainda existentes. Essas ações estão divididas em:

  • a) A Extensão Acadêmica é constituída pelos cursos a serem oferecidos à comunidade acadêmica para complementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e aberto aos integrantes da comunidade local, tendo como missão contribuir na elaboração e na disseminação do conhecimento, da ciência e da tecnologia veiculada pela "FUG".
  • b) A Extensão de Serviços é constituída pelos programas, projetos e atividades específicas de prestação de serviços à comunidade local, regional, nacional e internacional, atendendo aos aspectos previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e à demanda apresentada pela comunidade local que se coadunam com os objetivos institucionais.
  • c) A Extensão Empresarial compreende as atividades e recursos que a Faculdade pretende oferecer à Comunidade Empresarial, dentro de suas políticas de inserção no desenvolvimento local e regional e de valorização do empreendedorismo e da inovação.

Coordenação de Extensão Possui estrutura e regulamentos próprios, sendo o órgão responsável pelo fomento, organização, realização e registro dos Programas, Projetos e Ações de Extensão da Faculdade, em articulação com o Projeto Pedagógico Institucional, com o Plano de Desenvolvimento Institucional e os Projetos Pedagógicos dos Cursos.