Novembro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata e doenças masculinas. Para encerrar as comemorações voltadas à saúde do homem, a Faculdade União de Goyazes realizará nesta terça (21), a partir das 19 horas, e quarta-feira (22), a partir das 08 horas, ações destinadas à comunidade. Durante os dois dias, homens acima de 40 anos poderão fazer, gratuitamente, exames de PSA e ultrassonografia.

Para o coordenador do curso de Enfermagem da FUG, Osmar Pereira dos Santos, o intuito das ações é sempre levar inovação e informação à sociedade. “Todos os anos realizamos atividades para chamar a atenção das pessoas, em especial dos homens, sobre esse assunto tão importante. Neste ano, por exemplo, oferecemos o teste de PSA e palestras. O intuito é sempre inovar”, destaca. O evento também é coordenado pelo departamento de Medicina da FUG.

Os alunos interessados em participar da ação podem se inscrever no Centro de Atendimento ao Aluno (CAA), onde também terão acesso ao certificado de horas de participação.

Câncer de próstata

O câncer de próstata registra mais de dois milhões de casos no País todos os anos. Ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas para o câncer de pele não melanoma.

A prevenção consiste na adoção de práticas saudáveis como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável e, claro, realizar os exames preventivos.

20.11 NovAzul-02