Graduação - Odontologia

Informações Básicas
Modalidade: Bacharelado
Grau: Graduação
Integralização: 10 Semestres
Turno: Integral

Prof. Esp. Renerson Gomes dos Santos

Coordenador

Telefone: 62.3506 – 9300

coordodonto@fug.edu.br

O Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade União de Goyazes segue as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Odontologia que estabelecem que o Cirurgião Dentista deva ter um perfil com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

A . Atenção à saúde em todos os níveis, ou seja, tanto na prevenção das doenças quanto no tratamento das mesmas em menor ou maior complexidade;

B . Tomada de decisões quanto ao melhor tratamento em cada caso, baseando-se em evidências científicas;

C . Comunicação, em linguagem verbal, não verbal (Ex: linguagem corporal do paciente), escrita e leitura. Isso inclui confidencialidade de informações do paciente, o domínio de pelo menos uma língua estrangeira, linguagem de tecnologias de comunicação e informação (Ex: computadores);

D . Liderança;

E . Administração e gerenciamento;

F . Educação permanente, com leitura/estudo de livros e artigos científicos, participação em cursos e congressos, etc.

Eixo Central do Curso

O curso de Odontologia da FUG baseia-se, essencialmente, na humanização das relações entre pacientes, alunos, professores e servidores, seguindo princípios éticos de respeito, colaboração, responsabilidade e atenção mútua. Essa premissa requer uma visão global do indivíduo como um conjunto fatores/experiências emocionais, psicológicas, fisiológicas, sociais e culturais.

Com relação ao paciente e a prevenção/recuperação da saúde, busca-se entender a doença como algo mais amplo, sendo "um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade" (Segre & Ferraz, Rev. Saúde Pública, vol. 31, n. 5, p.538-42, 1997; disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016 ) desta forma, a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

Por fim, o curso segue o princípio da Odontologia Baseada em Evidências Científicas (Evidence Based Dentistry), que é uma abordagem de cuidados em saúde bucal que requer a integração judiciosa entre a avaliação sistemática das evidências científicas com relevância clínica, relativas à condição e à história bucal e médica dos pacientes, com a experiência clínica do dentista e com as necessidades de tratamento dos pacientes e suas preferências (ADA – Center for Evidence-Based Dentistry: Glossary of terms). Odontologia baseada em evidências não se retringe apenas a fornecer suporte a processos de decisão sobre tratamentos de pacientes individuais, mas também fornece suporte ao planejamento, gerenciamento e avaliação de serviços odontológicos, assim como para tomar decisões sobre programas de promoção ou prevenção da saúde bucal, tanto no nível do paciente individual como em saúde pública (Fedorowicz, Z. & Fedorowicz, H.(2005). Evidence based healthcare. What are the limitations of its application and implementation in dentistry?. Braz J Oral Sci. 4(13):757-75).

Áreas de Atuação

  • Assistência: desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Ex: atendimento em clínicas privadas e serviços públicos de saúde; elaboração e/ou participação em atividades de educação em saúde bucal, individual ou coletiva, coordenadas ou não com a administração pública; acompanhamento e fiscalização de programas de prevenção e recuperação da saúde bucal, como fluoretação da água de abastecimento.
  • Docência: desenvolver atividades de ensino em cursos de Odontologia de nível médio/técnico e superior.
  • Gestão: coordenação de serviços em nível privado e público. Ex: Clínicas Privadas, Secretarias de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Equipes da ESF – Estratégia Saúde da Família.
  • Pesquisa: participar de investigações científicas sobre doenças e saúde bucal e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde.

Links Importantes

Downloads