Registro Fotográfico do 1° Simpósio de Saúde de Trindade
28 de outubro de 2019
Exibir tudo

Pesquisadores descobrem novo subtipo do vírus HIV

Um novo subtipo do HIV foi descoberto e é o primeiro em quase 20 anos. Em estudo recém-publicado, pesquisadores da companhia norte-americana Abbott Laboratories anunciaram a existência de outro subtipo. Esta pertence ao grupo M do vírus, classificada como subtipo L. O grupo do qual faz parte é responsável por cerca de 90% de todos os casos de aids no mundo. 

Daqui pra frente, os especialistas farão análises referentes à resistência deste novo subtipo aos remédios e se pode ser (ou não) detectado pelos exames.

A chefe Global de Vigilância Viral da Abbott (programa que identificou a versão), Mary Rodgers, disponibilizou vídeo na internet no qual afirma que revelar esta cepa foi apenas o primeiro passo. “Nós já compartilhamos sua sequência genética com a comunidade científica. Isso permite que todos avaliem o seu impacto no diagnóstico, tratamento e até em potenciais vacinas”, afirma. 

O professor do curso de Biomedicina da União de Goyazes, Leonardo Izidório,comenta que só no Brasil existem mais de 870 mil portadores do vírus HIV. “Essa descoberta reforça ainda mais a diversidade e evolução do vírus, o que dificulta, por exemplo, a criação de uma vacina para combatê-lo”, ressalta o professor. 

Uma viagem aos anos 80

Não pense que este subtipo surgiu neste ano. Já na década de 80, o primeiro caso foi identificado. Entretanto, de acordo com as diretrizes para classificação de novas cepas do HIV, é necessário que sejam identificados três casos individuais confirmados de infecção por um vírus incomum para que um novo subtipo seja adicionado. 

Esta nova descoberta teve seus dois primeiros casos nas décadas de 80 e 90, na República Democrática do Congo. Ainda assim, entre os pesquisadores não se descarta a ideia de que o subtipo possa ter se alastrado em outros países, inclusive no Brasil.


Fonte: saude.abril.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *