2020 é o ano com previsão de maior taxa de expansão dos últimos sete anos do mercado farmacêutico.
31 de janeiro de 2020
Aos que ingressam agora mesmo na faculdade de Medicina Veterinária: 2025 é o seu ano de sucesso!
31 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Você conhece o Projeto Rondon ?

O nome dado a este Projeto foi em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva
Rondon, bandeirante do século XX que fazia expedições pelo sertão do Brasil, estendendo
linhas telegráficas. O Marechal foi um dos precursores na luta em defesa dos índios. “Morrer se for preciso, matar nunca” foi seu lema. Este Projeto foi idealizado pelo professor Wilson Choeri, da Universidade do Estado daGuanabara, atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em 1966, durante a realização de um trabalho de sociologia intitulado “O Militar e a Sociedade Brasileira”, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e concretizado no dia 11 de julho de 1967 quando 30 estudantes e dois professores partiram do Rio de Janeiro para o Território de Rondônia. Esta operação ficou conhecida como Operação Zero. Esta equipe permaneceu na área por 28 dias, realizando trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica.
O Projeto permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo Brasil
durante as décadas de 1970 e 1980. No fim dos anos 80 deixou de receber prioridade, sendo extinto em 1989 e relançado em janeiro de 2005, permanecendo, até hoje, realizando operações anualmente.
O Projeto Rondon é uma ação de integração social que conta com a participação
voluntária de professores e estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem estar da população, possibilitando aos educadores e acadêmicos conhecerem a realidade continental, multicultural e multirracial do Brasil, distinta daquela dos arredores da universidade. Este Projeto também proporciona aos municípios que o recebe a oportunidade de contar com a presença de universitários e professores de várias áreas do conhecimento, que muito tem a contribuir com a comunidade e as lideranças locais, desenvolvendo atividades para melhorar as condições de vida e bem estar da população local, a qualidade e eficiência da administração municipal.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo
Ministério da Defesa, caracterizado pelo esforço coordenado dos Governos Federal, Estadual e Municipal em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, sendo assim mais que um Projeto educacional, mas sim uma ferramenta de transformação social, à medida que conscientiza os acadêmicos participantes da importância de seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.